top of page
Buscar

Microbiologia - Bactérias

biotec2you

Olá pessoal, nos artigos anteriores começamos a abordar sobre microrganismos e hoje abordaremos sobre as bactérias.


As bactérias são vitais para o nosso ecossistema, estima-se que a Terra contenha pelo menos 5 milhões de espécies de bactérias, e que grande parte da biomassa terrestre seja composta por esses microrganismos. Diante da nova classificação taxonômica hoje as bactérias fazem parte do Reino Bactéria juntamente com as cianobactérias.




Nesse artigo de hoje focaremos nas bactérias devido sua importância seja na área da saúde ou da indústria. Acredita-se que a bactéria foi um dos primeiros organismos a surgirem na terra, cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, elas possuem grande adaptabilidade e com isso algumas podem viver em condições extremas de pressão e temperatura.


Algumas podem ser patogênicas, neste contexto cerca de 1% do total, mas a maioria tem apresentado diversas utilidades seja em processos industriais, medicinais, alimentícios e entre outros. Além de serem encontradas em nosso corpo exercendo um importante papel na microbiota intestinal, por exemplo.


Vamos conhecer um pouco sobre a estrutura das bactérias??


Estrutura


As bactérias são seres microscópicos unicelulares e procariontes. A característica básica das células procarióticas são:





As bactérias também possuem:

  • Cápsula - Algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura. É responsável por proteger a bactéria da desidratação e da fagocitose, por defender a bactéria contra ataques de bacteriófagos e por auxiliar na fixação das células dos hospedeiros.

  • Parede celular- Formada pôr polímero denominado peptidoglicano, ela é responsável por dar o formato a bactéria e impermeabilizar a célula contra a entrada de água. Sua espessura que irá nos informar se a bactéria é Gram positiva ou Gram negativa.

  • Citoplasma- É nessa região onde é encontrado os ribossomos e o material genético da bactéria que flutua livremente em uma massa torcida semelhante a um fio chamada de nucleóide, ou separadamente, peças circulares chamadas plasmídeos. Os plasmídeos possuem genes resistentes contra a ação dos antibióticos.

  • Flagelo- Um longo filamento de fibrila responsável pela locomoção da bactéria através do “batimento”. Algumas bactérias podem apresentar dois flagelos

  • Pili- Se assemelham a pelos do lado de fora da bactéria permitindo que ela consiga aderir a superfícies e transfiram seu material genético. Também pode auxiliar na locomoção da bactéria.

A estrutura bacteriana pode se organizar em formas diferentes, podendo ser: cocos, bacilos, espiraladas ou vibrião.




Cocos

São bactérias em formato esférico que podem se agrupar e formar colônia e cada agrupamento terá um nome diferente.

Diplococos: Duas bactérias em formato de cocos unidas;

Tétrades: Quatro cocos em conjunto;

Sarcina: Oito cocos agrupados formando uma espécie de cubo;

Estreptococos: Cocos agrupados em cadeia;

Estafilococos: Cocos agrupados em formato de cacho de uva;


Bacilos

São bactérias em forma de bastão ou cilindro podendo ser curto ou grosso .

Diplobacilos: Duas bactérias em formato de bacilos unidas;

Estreptobacilos: Bacilos agrupados em cadeia;

Cocobacilos: Bactérias que possui formato de um bacilo menor, semelhante ao coco.


Espiraladas

Bactérias que possuem formato de espiral.

Espirilos: Bactérias em forma de espiral que possuem estrutura rígida e se deslocam através de flagelos;

Espiroquetas: Bactérias em formato espiral que são mais flexíveis e que se deslocam através de contrações citoplasmáticas.


Vibriões

São bactérias que possuem formato semelhante a uma vírgula

Nutrição


As bactérias podem ser heterotróficas ou autotróficas. As heterotróficas obtêm energia a partir do carbono orgânico, em geral de matéria orgânica morta. Já as autotróficas produzem seu próprio alimento podendo ser dividida em aeróbicas (que dependem do oxigênio, como fotossíntese), facultativas (dependem ou não do oxigênio, como as de fermentação láctea) e as anaeróbicas (morrem na presença de oxigênio).

Reprodução


Em relação a reprodução as bactérias se reproduzem por fissão binária que é uma forma assexuada de reprodução, na qual uma célula chamada “mãe” faz uma cópia do seu DNA e continua a crescer até que uma nova parede celular cresça pelo centro, formando duas “filhas” idênticas.


As bactérias também podem transferir seu material genética para outras células por meio de processos conhecidos como conjugação (requer contato físico entre as paredes celulares das bactérias; o DNA é transferido da célula doadora para o receptor), transformação (ocorre quando fragmentos curtos de DNA são trocados entre doadores e receptores) ou transdução (ocorre apenas entre bactérias intimamente relacionadas, requer que o doador e o receptor transfiram o DNA compartilhando receptores de superfície celular).


Esses processos podem tornar as bactérias mais fortes e mais capazes de resistir a ameaças, como resistência a antibióticos.

Antibióticos


Os antibióticos são os fármacos utilizados para o tratamento de infecções bacterianas, eles podem conferir a destruição da bactéria ou apenas evitar a sua reprodução. Neste contexto os antibióticos são classificados como:


bactericida, que tem capacidade de matar as bactérias através de diversos mecanismos, seja conferindo a destruição da parede celular, inibição da síntese proteica, inibição na síntese do ácido fólico, dentre outros, e o bacteriostático que impedem que as bactérias se multipliquem.


Além dessa classificação os antibióticos podem ser classificados de acordo com o seu sito de ação na célula bacteriana, como: Penicilinas, Carbapenêmicos, Cefalosporinas, Aminoglicosídeos dentre outros.


No entanto, sabe-se que o uso indiscriminado desse fármaco fez com que esses patógenos adquirissem mecanismos de resistência a classes diferentes de antibióticos dando origem a bactérias multi-resistentes, ou seja, bactérias que possuem resistência a diversos antibióticos.

Conclusão


No artigo de hoje aprendemos um pouco sobre as bactérias e suas características principais. São seres unicelulares e sua célula é classificada como procariota. Mesmo sendo um microrganismo possui alta complexidade em sua química e bioquímica, tornando-as de grande importância para diversas áreas da biotecnologia, assim como para saúde.

Fiquem de olho em nossas próximas postagens.

Gostou? comente e compartilhe!

Referências

1) Antibiotic resistance. Word Health Organization, 31 July 2020, available in <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antibiotic-resistance> accessed October 18, 2020.

2) BRAZIER, Yvette. What are bacteria and what do they do? Medical news today. February 12, 2019.

3) FELMAN, Adam. What to know about antibiotics. Medical news today. January 18, 2019.

4) TANKESHWAR, Acharya. Gram Staining: Principle, Procedure and Results. Medical microbiology guide. February 2, 2015.

5) VIDYASAGAR, Aparna. What Are Bacteria?. livescience. April 25, 2019. available in <https://www.livescience.com/51641-bacteria.html> accessed october 16, 2020.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Biotec2u. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page